As equipes que operam no Samaritano fazem uso de um check-list de cirurgia segura. A conferência sistematizada dos dados do paciente e da cirurgia, das atribuições de cada profissional na sala cirúrgica, e dos equipamentos e materiais disponíveis é simples, rápida e resguarda o paciente e a equipe de erros evitáveis. O programa de cirurgia segura inclui o atendimento humanizado desde o pré-operatório, com o esclarecimento das dúvidas do paciente e da família para maior tranquilidade durante a estada na instituição.
Infraestrutura
As salas cirúrgicas do Samaritano têm tecnologia inteligente. Todos os equipamentos são interligados, o que possibilita acompanhamento mais eficaz das condições do paciente e o registro simples e rápido dos dados das cirurgias. O Centro Cirúrgico do hospital possui, também, um sistema de neuronavegação com imagens em 3D, que garante mais segurança e eficácia nas cirurgias neurológicas.
Os ambientes seguem o conceito de “sala limpa”: uma coluna vertical móvel e uma estativa no teto abrigam monitores, conexões de gases medicinais e energia elétrica em cada sala, e os fios e cabos são acomodados na parte interna do sistema. A facilidade de acesso se traduz em segurança na mobilidade do paciente e das equipes, além de limpeza e manutenção adequadas. O revestimento das paredes, com placas de aço decoradas, também é especialmente desenvolvido para evitar fixação de germes e permitir a melhor higienização.
Cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais de saúde que atuam na unidade contam, ainda, com um Estar Médico para descanso entre cirurgias, pequenas refeições e troca de ideias.