UNIDADE BARRA

O Samaritano Barra localiza-se no primeiro complexo médico-hospitalar do Brasil e um dos maiores da América Latina, o Americas Medical City, que reúne, em um só lugar, hospitais, centro médico e centro de treinamento.
A unidade Barra tem em seu DNA a assistência segura e qualificada e a busca constante pelo aperfeiçoamento das
equipes médica e multidisciplinar, além de importantes diferenciais: 109 leitos com hotelaria de luxo, Sala Híbrida para realização de procedimentos combinados de alta complexidade, e Centro de Diagnóstico acoplado ao
Centro Cirúrgico. Conta ainda com 20% da equipe da Unidade Botafogo, garantia de uniformização de procedimentos e, principalmente, de transmissão da cultura que fez e faz história no Rio.




Unidade de Emergência

Com uma equipe multidisciplinar de clínicos, cirurgiões, ortopedistas, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas, a Unidade de Emergência do Samaritano Barra está preparada para atender pacientes de baixa à alta complexidade. A maioria de seus profissionais tem mais de uma especialização e os médicos são treinados em cursos focados na assistência emergencial, entre eles o ATLS (Advanced Trauma Life Suport) e o ACLS (Advanced Cardiologic Life Suport).

Pacientes mais graves têm atendimento imediato na unidade e pacientes estrangeiros são recepcionados por profissionais bilíngues - cuidado que também permite a participação do hospital no roll de instituições de saúde capacitadas para serviços médicos durante eventos internacionais sediados no Rio de Janeiro.

A Emergência está estrategicamente posicionada ao lado do setor de exames de imagem, tem um laboratório próprio e conta com toda a estrutura diagnóstica de última geração do complexo Americas, o que torna tudo mais rápido e resolutivo. Com modernas instalações e equipamentos, a unidade possui quatro consultórios, quatro poltronas de medicação e três leitos - todos monitorizados para uma vigilância permanente.

Marcas registradas do hospital desde sua fundação na cidade, no bairro Botafogo, a assistência humanizada e a preocupação com a assertividade no diagnóstico e tratamento são os mesmos princípios que norteiam a Emergência do Samaritano Barra.

Unidade de Internação

Com o atendimento personalizado e ágil e o calor humano que caracterizam as equipes do Samaritano, a Unidade de Internação do hospital na Barra segue também os mais elevados padrões de hotelaria e segurança. São quartos standard, quartos com varanda, uma ala de sete suítes com área de estar independente, duas suítes master e um serviço de concierge exclusivo. Todos os pacientes e familiares podem usufruir ainda com amplo espaço ao ar livre.

O setor, assim como todo o hospital, tem profissionais de saúde qualificados para uma assistência humanizada, com dimensionamento de pessoal acima dos padrões convencionais. Outros diferenciais são o grupo de plantonistas exclusivo para o atendimento de intercorrências e reavaliação das internações provenientes da Unidade de Emergência e do Centro de Terapia Intensiva (CTI), além de um sistema acoplado à prescrição eletrônica, que só permite a liberação da medicação programada para cada paciente mediante a identificação por código de barra do prontuário e do profissional de saúde cadastrado.

Para maior comodidade, segurança e rapidez na comunicação, médicos assistentes que internam seus pacientes na instituição têm acesso direto aos plantonistas da Unidade de Internação por meio de um ramal móvel. Já pacientes formadores de opinião podem contar com a discrição de médicos e colaboradores durante a estada no Samaritano, que evita qualquer tipo de exposição dos casos clínicos na mídia.

Centro Cirúrgico

As equipes que operam no Samaritano fazem uso de um check-list de cirurgia segura. A conferência sistematizada dos dados do paciente e da cirurgia, das atribuições de cada profissional na sala cirúrgica, e dos equipamentos e materiais disponíveis é simples, rápida e resguarda o paciente e a equipe de erros evitáveis. O programa de cirurgia segura inclui o atendimento humanizado desde o pré-operatório, com o esclarecimento das dúvidas do paciente e da família para maior tranquilidade durante a estada na instituição.

Infraestrutura

As salas cirúrgicas do Samaritano têm tecnologia inteligente. Todos os equipamentos são interligados, o que possibilita acompanhamento mais eficaz das condições do paciente e o registro simples e rápido dos dados das cirurgias. O Centro Cirúrgico do hospital possui, também, um sistema de neuronavegação com imagens em 3D, que garante mais segurança e eficácia nas cirurgias neurológicas.

Os ambientes seguem o conceito de “sala limpa”: uma coluna vertical móvel e uma estativa no teto abrigam monitores, conexões de gases medicinais e energia elétrica em cada sala, e os fios e cabos são acomodados na parte interna do sistema. A facilidade de acesso se traduz em segurança na mobilidade do paciente e das equipes, além de limpeza e manutenção adequadas. O revestimento das paredes, com placas de aço decoradas, também é especialmente desenvolvido para evitar fixação de germes e permitir a melhor higienização.

Cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais de saúde que atuam na unidade contam, ainda, com um Estar Médico para descanso entre cirurgias, pequenas refeições e troca de ideias.

Unidade de Recuperação Pós-Anestésica

Com a presença permanente de especialistas do Serviço de Anestesiologia, a Unidade de Recuperação Pós-Anestésica do Samaritano atende aos pacientes em pós-operatório imediato, além daqueles provenientes de outras unidades do hospital, após procedimentos que utilizem anestésicos.

Centro de Terapia Intensiva – CTI

O Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Samaritano Barra alia a excelência de atendimento da instituição a pacientes, médicos e familiares ao que há de mais moderno em tecnologia, renovando o conceito de cuidados intensivos. A qualificada equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e nutricionistas, e a infraestrutura do complexo Americas para a realização dos mais complexos exames diagnósticos garantem uma assistência segura, efetiva e individualizada.

Pioneiro na medicina privada do Rio de Janeiro ao trazer anestesistas com especialização internacional em dor e medicina paliativa para atuação presencial na terapia intensiva, o CTI da unidade Barra está apto a cuidar de dores de difícil tratamento, por exemplo, em pacientes oncológicos, com queimaduras graves, traumas ortopédicos, dores crônicas na coluna e em pós-operatório. O objetivo dessa Clínica da Dor é amenizar o problema, melhorar a estada no hospital e acelerar a volta do paciente para casa.

Outro diferencial do setor é o Serviço de Nefrologia, cujos especialistas têm participação ativa nas discussões diárias sobre todos os internados. O CTI também adota o conceito point of care, com diagnóstico e tratamento à beira do leito realizados pelos próprios médicos do setor a qualquer hora, para mais rapidez e segurança da tomada de decisão. O ultrassom e a ecocardiografia portáteis exclusivos da unidade possibilitam esse trabalho.

Newsletter Samaritano

Cadastre-se e receba as nossas atualizações

Faça o seu login

Escreva o seu login e senha e tenha acesso as informções:

não é cadastrado?

Enviei seus dados e receba seu acesso por email:

Envie para um amigo