Tecnologia e Inovação

Tecnologia e Inovação

CENTRO CIRÚRGICO

As salas cirúrgicas das unidades Barra e Botafogo do Hospital Samaritano têm tecnologia inteligente. Todos os equipamentos são interligados, o que possibilita o acompanhamento mais eficaz das condições do paciente e registro simples e rápido dos dados das cirurgias. O ambiente segue o conceito de “sala limpa”: uma coluna vertical móvel e uma estativa no teto abrigam monitores, conexões de gases medicinais e energia elétrica, e os fios e cabos são acomodados na parte interna do sistema. A facilidade de acesso garante segurança na mobilidade do paciente e das equipes, além de limpeza e manutenção adequadas.

ROBÓTICA

O Hospital Samaritano Barra, localizado no complexo médico-hospitalar Americas Medical City, possui um centro de cirurgia robótica. O cirurgião usa uma espécie de joystick e tem seus movimentos de mãos e pulsos reproduzidos pelos quatro braços de alta precisão de um robô, que também transmite imagens em 3D de dentro do corpo do paciente. As imagens são ampliadas em 10 vezes para o cirurgião, que trabalha de forma ainda mais precisa e realiza manobras delicadas que não seriam possíveis com os instrumentos tradicionais. O uso da tecnologia minimiza o trauma e a dor na região, a perda de sangue e a necessidade de transfusões, além de agilizar a recuperação no pós-operatório.

HEMODINÂMICA

O Laboratório de Hemodinâmica das unidades Barra e Botafogo do Samaritano tem equipamento de ponta e infraestrutura de um centro cirúrgico, ou seja, suporte anestésico e monitorização completa do paciente para maior segurança na realização dos procedimentos. Totalmente digital, o aparelho é usado na obtenção de imagens cardiovasculares, angiográficas e neurológicas. Capta e reproduz em alta resolução e riqueza de detalhes e permite a visualização de pequenas estruturas em movimento. A precisão reduz o tempo dos exames e sua carga de radiação é até 50% menor que de outras máquinas.

SALA HÍBRIDA

Disponível na unidade Samaritano Barra, a Sala Híbrida, no Centro Cirúrgico do hospital, é um ambiente com tecnologia de ponta para realização de procedimentos combinados de alta complexidade em pacientes graves, com o máximo de precisão e alto nível de segurança. A concentração de múltiplos equipamentos e profissionais no mesmo lugar proporciona ganho de tempo entre o diagnóstico, tratamento e a conferência do que foi feito antes da liberação do paciente para a Unidade de Pós-Operatório.

A Sala Híbrida é inteligente e tem um sistema que permite a visualização das imagens de todas as máquinas envolvidas nos procedimentos. Aos registros dos dados dos pacientes juntam-se protocolos internacionais de check list de cirurgias, com possibilidade de inclusão de outros protocolos definidos pela instituição.

O angiógrafo da Sala Hibrida do Samaritano Barra tem sistema multieixo, baseado em tecnologia robótica e com múltiplos posicionamentos. Realiza procedimentos vasculares, cardíacos, cardiovasculares, neurológicos e ortopédicos. Outro grande diferencial é o sistema de neuronavegação Curve, integrado à angiografia: cirurgiões são guiados por imagens de vários pontos de vista, ajudando a aumentar a confiança de tomada de decisão. A ergonomia é inteligente e os monitores de 26’ são sensíveis ao toque e multidirecionais.

Curve é um portal de informação flexível, permitindo aos médicos ver, compartilhar e se conectar facilmente às ferramentas, tanto na sala de cirurgia e no exterior. A infraestrutura e tecnologia da sala permitem 100% de assepsia. As cores e estampas criam um ambiente de trabalho atraente e melhoram a experiência do paciente.

Newsletter Samaritano

Cadastre-se e receba as nossas atualizações

Faça o seu login

Escreva o seu login e senha e tenha acesso as informções:

não é cadastrado?

Enviei seus dados e receba seu acesso por email:

Envie para um amigo