ESPECIALISTAS EM SUSTENTABILIDADE

Samaritano_Visitante_Sustentabilidade


UNIDADE BOTAFOGO

O desenvolvimento sustentável é um dos pilares do Samaritano. A unidade Botafogo realiza uma série de programas voltada para a preservação do meio ambiente, bem como campanhas de conscientização dos colaboradores para ampliação do conceito de sustentabilidade em suas próprias vidas, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Entre os programas do hospital na área estão:

Alimentação sustentável: aproveitamento integral dos alimentos (cascas, talos e folhas de hortaliças) no cardápio dos colaboradores, com a finalidade de aumentar as fontes de vitaminas, minerais e fibras;

Reaproveitamento de óleo de cozinha: recolhimento do óleo de cozinha utilizado no preparo das refeições por instituições fabricantes de biodiesel;

Descarte de papelão: doação do material para reciclagem;

Redução de descartáveis: substituição de copos e embalagens descartáveis por utensílios reutilizáveis para diminuição do descarte de plástico; e de copos plásticos de água mineral por modelos de garrafas PET dobráveis, com menos plástico na composição;

“Tire isso do seu cardápio”: incentivo aos colaboradores que frequentam o refeitório a servirem a quantidade aproximada que irão comer. A adesão é presenteada com brindes feitos por organizações de auxílio a crianças.

Feira de trocas: evento para troca de utensílios e bens não perecíveis entre os colaboradores, como roupas, eletrodomésticos, objetos de decoração, livros e outros materiais que estavam em desuso.

Tecidos ecologicamente corretos: troca de itens do enxoval do paciente, feitos de algodão, por material confeccionado com fibras de PET.

Reformas e ampliações sustentáveis: nas reformas e ampliações da infraestrutura do hospital, uso de materiais de construção e acabamento que reduzem o impacto ao meio ambiente, entre eles torneiras com temporizador, bacias sanitárias com caixa acoplada, iluminação de lâmpadas LED, persianas e vidros especiais que ajudam a reduzir o calor e o consumo do ar-condicionado, além de revestimentos claros nas coberturas.

UNIDADE BARRA

A unidade Samaritano Barra, por sua vez, segue os padrões internacionais de sustentabilidade estabelecidos pelo Green Building Council para o complexo Americas Medical City, no qual está inserido. Eles englobam a redução, reutilização e reciclagem de materiais e recursos, o uso racional da água e a eficiência energética, com o objetivo de evitar o desperdício e diminuir o consumo.

A cultura que favorece o Samaritano reflete-se na comunidade da qual faz parte, por meio de ações compartilhadas com o entorno do empreendimento. Já a busca crescente pela conscientização dos colaboradores valoriza a principal matéria-prima da instituição: o ser humano.

O cuidado com o outro é o alicerce do trabalho diário realizado no hospital: o melhor atendimento deve ser dado aos pacientes e familiares, bem como aos médicos, à equipe multidisciplinar, aos administradores, parceiros e fornecedores. Isso também é ser sustentável.

 

Newsletter Samaritano

Cadastre-se e receba as nossas atualizações

Faça o seu login

Escreva o seu login e senha e tenha acesso as informções:

não é cadastrado?

Enviei seus dados e receba seu acesso por email:

Envie para um amigo