ESPECIALISTAS EM TRADIÇÃO

O Hospital Samaritano – com unidades nos bairros de Botafogo e Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro – é um dos mais respeitados centros de diagnóstico e tratamento do país, modelo de qualidade e segurança na área da saúde. Humanização, respeito e ética na relação com seus parceiros são a base da conquista da confiança que perdura da década de 1950 até os dias atuais.

Mais de 500 médicos frequentam e operam assiduamente no hospital e pacientes passam, de geração em geração, a admiração pelo atendimento personalizado oferecido pela instituição. A sólida reputação do Samaritano também tem raízes na aquisição de equipamentos e tecnologia de ponta, modernização permanente das instalações e no investimento constante na reciclagem de conhecimento das equipes médicas e de enfermagem.

Linha do Tempo Samaritano

1949
1971
1988
1998
1999
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2011
2012
2013
2014
  • 1949_Fachada.jpg

    1949

    Começa aqui a história do Samaritano no Rio de Janeiro, então uma pequena casa de saúde com 29 leitos, duas salas para atendimento obstétrico, quatro salas cirúrgicas e maternidade.

  • 1971_Acionistas.jpg

    1971

    Um grupo de jovens médicos idealistas e visionários, liderados pelos Drs. Adherbal Maia e Luiz Eurico Ferreira, compra o negócio com o objetivo de construir um hospital de excelência na cidade (na foto, 3º e 4º da esquerda para a direita, respectivamente).

  • 1980_Bercario.jpg

    1980

    Já referência na sociedade carioca e com o objetivo de focar no atendimento de pacientes de alta complexidade, o Samaritano decide encerrar as atividades de maternidade da instituição.

  • 1998_Hemodinamica.jpg

    1998

    Destacado em cirurgia geral e atendimento clínico em todas as especialidades para o paciente adulto, o Samaritano vê sua atuação em medicina cardíaca fortalecida, com a inauguração das unidades de Emergência, Coronariana, de Hemodinâmica e Medicina Nuclear.

  • 1999_LeitoCoronaria.jpg

    1999

    Para melhor assistência ao paciente grave, uma grande obra é realizada com a finalidade de unir, no mesmo pavimento, as unidades Coronariana e Intermediária ao Centro de Terapia Intensiva. Outra reforma moderniza um andar inteiro de apartamentos, preparando alguns leitos para tratamento de obesos mórbidos, paraplégicos e pacientes de radioterapia.

  • 2000_AuditorioCentro_Estudos.jpg

    2000

    É criado o Centro de Estudos do Hospital Samaritano, importante espaço de intercâmbio de experiências, formação e atualização profissional.

  • 2001_PremioDesempenhoCORTE.jpg

    2001

    O Samaritano recebe o Prêmio Desempenho pelo Instituto Miguel Calmon, reconhecimento que se repete nos quatro anos seguintes.

  • 2002_Enf_RitaRamosdaSilva.jpg

    2002

    Pesquisa interna indica que a instituição tem 27% de seus colaboradores com 10 até 30 anos de casa. Entre eles, destaca-se a Enfª Rita Ramos da Silva, que começou como parteira e enfermeira chefe dos então já extintos Centro Obstétrico e Berçário e, em 2002, como Chefe do Centro de Esterilização, foi homenageada pelos 45 anos no Samaritano.

    Dr. Amarino Oliveira é homenageado como Médico do Ano de 2002 pela Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia (SBMC).

    Há ampliação e reforma do Centro Cirúrgico, com aquisição de novos equipamentos para realização de exames angiológicos no próprio setor. Novas instalações são inauguradas para o Laboratório e Serviço de Hemoterapia e a instituição compra modernos aparelhos para exames de ultrassonografia intracoronariana.

    O hospital aluga imóveis próximos para abrigar, por exemplo, as atividades do Serviço Educação Continuada, criado em 1986 para promoção do aperfeiçoamento técnico-assistencial dos colaboradores.

  • 2003_NeurofisiologiaESTILIZADA.jpg

    2003

    Inauguração do Serviço de Neurofisiologia.

    Obras de ampliação da Unidade de Emergência e do Centro Cirúrgico, com renovação completa de cinco salas cirúrgicas.

  • 2004_PETCT.jpg

    2004

    O mais moderno equipamento de PET-CT em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro, principalmente para diagnóstico e tratamento de lesões tumorais, é o destaque da Unidade de PET-CT, uma parceria do Samaritano com a Clínica Radiológica Luiz Felippe Mattoso.

    A instituição amplia a Unidade Coronariana, que passa a ter 27 leitos.

    Criação do Serviço de Ritmologia em parceria com o Ritmolab.

  • 2005_laboratorio.jpg

    2005

    Inauguração do Laboratório de Análises Clínicas em parceria com o Laboratório Richet.

    Aquisição de equipamento de ponta em Tomografia Computadorizada especialmente para o estudo coronário; e criação da Unidade Coronariana 3, com mais sete leitos.

    Inauguração do Laboratório de Análises Clínicas em parceria com o Laboratório Richet.

  • 2006_FachadaPredioniemeyer27.jpg

    2006

    Compra de mais duas casas nas vizinhanças do hospital e início de obras de ampliação.

  • 2007_placabiblioteca.jpg

    2007

    Inauguração da Biblioteca Stanislau Kaplan no Centro de Estudos do Hospital Samaritano, com um extenso acervo de livros médicos e de literatura nacional e estrangeira, periódicos e materiais audiovisuais. Seu nome é uma homenagem ao Dr. Kaplan (1919-2013), brilhante clínico geral e bibliófilo.

    Inauguração do Centro de Treinamento Médico Multidisciplinar

    É criado o Serviço de Mamografia de Alta Resolução e Radiologia Mamária Intervencionista em parceria com a ProEcho.

  • 2008_Estacionamento.jpg

    2008

    Inaugurado o Edifício-Garagem com cerca de 100 vagas para maior conforto dos médicos que atuam no hospital; construção de novo prédio para ampliação de leitos e compra de outros dois imóveis próximos.

  • 2011_CorredorCTI.jpg

    2011

    O Centro de Terapia Intensiva completa 25 anos de fundação.

    O Centro de Estudos passa a se chamar “Centro de Estudos Amarino de Oliveira”, em homenagem ao seu fundador e diretor médico da instituição.

  • 2012_InauguracaoEmergencia.jpg

    2012

    É inaugurada a nova Unidade de Emergência com diferenciais como sala de trauma para realização de atendimentos de alta complexidade e espaço isolado para patologias de alto risco de contágio.

    A Coronariana também é reformada e ampliada e é a primeira unidade fechada do país a receber o mais avançado equipamento da GE para monitorização do paciente, com armazenamento e recuperação eficiente e segura de dados.

  • 2013_Centrodecirurgia_robotica.jpg

    2013

    O Samaritano é o primeiro hospital privado do Rio de Janeiro a ter um Centro de Cirurgia Robótica.

    A instituição ganha um novo CTI, reestruturado e com tecnologia de ponta, e um CTI Pós-Operatório, com dez leitos, o mesmo aparato tecnológico e o principal: a assistência de excelência que é marca da instituição.

  • 2014_Barra.jpg

    2014

    Inauguração do Hospital Samaritano - Unidade Barra no maior complexo médico-hospitalar do Rio de Janeiro, o Americas Medical City.

    Na Unidade Botafogo, inaugurações do novo Centro Cirúrgico - que passar a ter tecnologia inteligente - e do Espaço Médico, área reservada e aconchegante exclusiva para os momentos de descanso dos médicos e interação entre o corpo clínico.

    Expansão das terapias intensivas em Botafogo: a Unidade Coronariana e o Centro de Terapia Intensiva.

Nossa Missão

Proporcionar o mais alto padrão de qualidade na assistência hospitalar, norteado por valores éticos e humanos.

Valores

  • Respeito
  • Humanização
  • Tradição
  • Compromisso
  • Competência
  • Credibilidade
  • Ética
  • Eficiência na gestão
  • Responsabilidade
  • Valorização profissional

Newsletter Samaritano

Cadastre-se e receba as nossas atualizações

Faça o seu login

Escreva o seu login e senha e tenha acesso as informções:

não é cadastrado?

Enviei seus dados e receba seu acesso por email:

Envie para um amigo